Como conseguir emprego em tempos de crise!

 

Inicialmente gostaria de destacar 3 informações publicadas recentemente na imprensa:

Com taxa de 12,6% o país tem quase 13 milhões de desempregados, a maior taxa de desemprego da série histórica iniciada em 2012 – (Agência Brasil - 24/02/17).
PIB recua 3,6% em 2016, e Brasil tem a pior recessão da história. Essa sequência, de 2 anos seguidos de baixa, só foi verificada no Brasil em 1930 e 31; ritmo de corte em 2015 e 16 foi o maior. Pela 1ª vez, todos os setores se contraíram (G1- 07/03/17)
Crise e excesso de oferta deixam prédios comerciais vazios em SP e no Rio. Mercado de escritórios registra vacância recorde e preços caem para valores de 2010. Empresas migram para prédios melhores. (G1 02/04/17)
Anteriormente o outro lado: o Brasil encerra 2014 com a menor taxa de desemprego já registrada de 4,8% com 1,176 milhões de desempregados. (O Globo - 29/01/15).

Hoje o desemprego é 11 vezes ou 262% maior em relação ao menor índice de desemprego já registrado no Brasil de 4,8%, e com isso temos um aumento substancial na oferta de mão de obra, baixa demanda de vagas devido a crise econômica e queda no nível de salário e renda.

Diante dessa “tragédia” o que podemos fazer e como se destacar? Vou procurar responder seguindo alguns passos e citando exemplos do dia a dia, mãos a obra....

Lembra dos anúncios de vendas de carros, casas e produtos diversos? Anúncios bem elaborados com informações detalhadas e com uma boa apresentação, o que normalmente acontece.... até parece óbvio, mas com certeza, chama mais atenção e atrai um maior número de interessados e compradores.

Sabia que isso acontece com o seu Currículo! aqui está um grande segredo e o primeiro passo para o sucesso - encaminhar Currículo como um anúncio atrativo, desperta a curiosidade e o interesse do recrutador para que você seja o candidato escolhido no meio de tantos concorrentes.

Faça um Currículo com uma excelente apresentação e um conteúdo que mostre as suas principais responsabilidades, habilidades, pontos fortes, conquistas, realizações de sucesso, tudo o que você realmente sabe fazer, quer fazer, seja claro, objetivo e vá direto ao assunto, sem mentiras.

Um outro ponto importante - onde estão as oportunidades de empregos? Quando uma empresa dispõe de uma vaga o que o recrutador faz? Simples, mas é assim..... divulga em diversos portais, sites especializados de emprego como o Linkedin, Facebook, redes sociais, faculdades, cursos técnicos, divulgação interna na empresa, porque a informação tem que chegar a um grande número de pessoas que estão procurando emprego e que atendam os requisitos exigidos pela posição.

O que chamamos nessa etapa, o cruzamento de necessidades, profissionais que atendam os requisitos técnicos requeridos pela vaga, certamente serão chamados para entrevista.

O que você pode fazer nessa etapa.... Primeiro, aqui vai uma super dica, seja muito, mas muito curioso, procure se relacionar com pessoas, participar de eventos, acessar a internet diariamente, ver os sites e aplicativos citados anteriormente e também recorrer ao nosso grande aliado “dá um Google”.

Agora vamos lá.... identifiquei a vaga, encaminhei o meu Currículo, fui chamado para uma entrevista e o que eu faço agora?

Primeiro, procure entender a necessidade da vaga o que realmente o empregador está procurando e precisando. Uma ótima dica é tentar obter o maior número de informações da empresa, da vaga e das pessoas envolvidas no processo e por fim, ser solicito, educado, cordial, mostrar muito interesse pela vaga, ter brilho nos olhos e falar o que o entrevistador quer ouvir..

Um exemplo para ilustrar essa etapa... como responder uma das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego. Porque a empresa deve te contratar?

Simples a resposta - porque eu atendo os requisitos técnicos requeridos pela vaga, obtive excelentes informações da empresa, adorei e tenho certeza que posso crescer e me realizar profissionalmente.

Por fim, o caminho não é fácil, entenda que procurar emprego é uma atividade profissional como outra qualquer, requer dedicação, clareza, tomada de decisões e focar no que realmente quer e deseja. Mãos a obra, levanta a cabeça e dá volta por cima.

Algumas dicas importantes:

Procure um profissional especializado em Recrutamento e Seleção, pois posso encurtar o seu caminho, estou com novidades, conheça essa nova proposta de trabalho e os inúmeros casos de sucesso dos profissionais recolocados.
Gostaria de compartilhar uma conquista, o Linkedin me condecorou como Perfil Campeão, estou com mais de 25 mil conexões, vêm aprender comigo mais essa facilidade devido a minha experiência profissional de mais de 11 anos recrutando e selecionado profissionais para diversas empresas.
Solicite mais informações por e-mail.

Um forte abraço!

Leonardo Martins

IT Job Consulting

www.itjob.com.br

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Administrador Grupos Linkedin

Free Joomla! template by L.THEME